sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Percy Jackson e Os Olimpianos de Rick Riordan

Olá Pessoal








Mais uma série que eu amo, e sei que muita gente também !!!






Percy Jackson e os Olimpianos






O Ladrão de Raios



 O Mar de Monstros

 

 

 

 

 

 

      

 

 

                                                       A Maldição do Titã

 

 

 

 

 

A Batalha do Labirinto

 

 

 

O Último Olimpiano

 

 

 

Sempre gostei muito de literatura infantojuvenil (tudo junto agora de acordo com a nova regra) e por isso não é a toa que Harry Potter são os meus favoritos do gênero. Dessa forma, dificilmente me recuso a ler qualquer livro de ação, aventura e fantasia, pois sempre acabo lendo! 

Para quem não conhece, o livro traz a história de Percy Jackson, um garoto de 12 anos que descobre que é meio humano e meio deus, pois é filho de um dos deuses do Olimpo. Acredito que a série deve fazer com que os historiadores morram de ódio, pois o escritor Rick Riordan às vezes extrapola ao trazer a Grécia antiga para a modernidade. Monstros mitológicos se misturam com a sociedade ocidental moderna de uma forma que chega a ser bem engraçada. Difícil imaginar Dionísio bebendo Diet Coke ou ainda a Medusa como um vendedora de uma lojinha de conveniência. Bom, se o livro por vezes exagera, nem quero comentar o filme!

Eu diria que toda a Saga, O Mar de Monstros e A maldição do Titã são os mais divertidos, pois misturam ação, drama e romance de uma forma bem mais lúdica que os demais. Aliás, o que me deixava mais ansiosa nos livros do Harry Potter era a demora do desenrolar dos romances e nesse caso Percy Jackson foi um pouquinho mais direto.

Em se tratando em literatura infantojuvenil, é impossível não comparar Percy Jackson com Harry Potter e sem sombras de dúvidas as semelhanças são muitas! Vejamos: existem 3 personagens principais, uma delas é uma garota super inteligente, existe um vilão sem corpo que quer voltar, há uma profecia na história e um professor super bonzinho e muito sábio, um dos colegas está sempre incomodando o protagonista, há disputa de casas (no caso de Percy Jackson as casas são representadas pelos filhos dos deuses), entre outras coisas.

Apesar das coincidências, particularmente não considero plágio e nem falta de criatividade do escritor, ele apenas está seguindo uma receita que deu muito certo. No entanto, é importante ressaltar que também existem muitas diferenças nos dois livros, Percy não é órfão e ainda por cima tem um meio irmão. Também não é tão ingênuo como Harry era com seus 12 anos. Além disso, a forma como os livros são narrados são bem diferentes.

Os adolescentes podem até terem uma visão um pouco distorcida dos mitos ao lerem Percy Jackson, mas provavelmente se interessarão mais em história antiga depois de conhecerem os livros. A série de fato não é super complexa e nem mostra um mundo completamente diferente do nosso, cheio de detalhes, mas também não acredito que fosse essa a intenção do autor. Enfim, para quem gosta do gênero vai gostar de ficar sem fôlego com as aventuras desse semideus.






E Vejam os filmes também :

 

 

 

 

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

 

 





Percy Jackson e o Mar de Monstros































Espero que tenham gostado, e comente o que você mais gosta em Percy Jackson ?!










Beijos até o próximo post !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário